Estão abertas, até o dia 3 de julho, as inscrições para o concurso de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm). Ao todo, são 386 vagas, sendo 238 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, e 148 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém, no Pará.

Podem concorrer candidatos de ambos os sexos, desde que sejam brasileiros natos, solteiros, não vivam em concubinato ou união estável e tenham concluído o ensino médio, até o ato da pré-matrícula. Quando menor de dezoito anos, ainda é preciso ter autorização do responsável legal.

No edital, ainda constam duas exigências que estão aguardando uma decisão judicial. Portanto, as condições de ter entre 17 e 23 anos de idade, no dia 30 de janeiro de 2012, e não ter filhos, estão temporariamente suspensas. Estes candidatos podem se inscrever. No entanto, suas inscrições ficam sujeitas a perder a validade, sem direito à restituição da taxa de inscrição ou a qualquer outra compensação.

As inscrições devem ser feitas pela internet. Para realizar o processo, os interessados devem informar os números do CPF e do documento oficial de identificação, além de outros dados. Após, o candidato deverá imprimir um boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, que custa R$50. O pagamento deve ser feito até o dia 5 de julho. O resultado do pedido de isenção de taxa será divulgado a partir do dia 22 de junho. Os candidatos terão até 7 de julho para alterar ou atualizar seus dados cadastrais, exceto o CPF.

O curso é gratuito e tem duração de quatro anos. Durante esse período, os jovens recebem alimentação, alojamento, uniformes, roupa de cama e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de uma bolsa-auxílio. Os alunos realizam estágios embarcados para o curso de Náutica e de Máquinas, cumprindo estágio supervisionado. Após o curso de formação, os profissionais não seguem carreira militar. A Efomm tem o propósito habilitar o profissional para exercer as funções inerentes ao Oficial de Náutica ou de Máquinas, em empresas da iniciativa privada, especialmente as do ramo de navegação.

Serviço
www.ciaga.mar.mil.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...